Postagens populares

sábado, 3 de julho de 2010

A ESTRELA MAIS BRILHANTE: ESPERANÇA

Não assisti o filme Miss Potter. Vi o trailler....
Uma contadora de histórias infantis.

Não sei se consigo ver a beleza escondida em fatos normais. Tem horas que até me acho pessimista.
Mas é que sou feita de pequenos detalhes.
Talvez este seja o segredo: ver os detalhes!
Por que, apesar de as vezes achar a vida uma bosta monstruosa, ela é engraçada.
Penso assim: tudo é igual.... a gente nasce, aprende a andar, aprende a falar, a ler, se apaixona, casa, tem filhos, cria os filhos, fica velho, bajula os netos, fica doente, morre.... Mudando alguns poucos detalhes, a vida se resume nisso.
Mas são os detalhes que fazem a diferença. Porque olhando muito de cima, a vida é totalmente sem sentido. Viramos apenas formigas, uma massa sem identidade. Tudo igual.
Mas aí tem o cara do munguzá, que alegra algumas tardes no reino encantado onde trabalho. Tem o bebado que morre de medo de mim (mas me ama, porque adora vir me azucrinar). Tem o louco, que pensa que é assessor do juiz. E esses detalhes que mudam o colorido de tudo.

Vejam só, outro dia cheguei na Caixa aqui de Recife e já fiquei arrasada. Tinha um homem com uma carteira de trabalho em frangalhos e queria sacar um dinheiro. Estava falando com a gerente. Tinha perdido o cartão e os outros documentos. A gerente estava danada, porque provavelmente ele é um "perdedor de documentos habitual". Era a quarta via do cartão que ela pedia. Ele devia ser mais um bebado, dos muito que conheço na cidade onde trabalho. E aí aconteceu algo inusitado, ela disse que não devia liberar, e ele começou a chorar. Fiquei péssima. A gerente também. Lógico que liberou o dinheiro..... e ele foi embora, pra mais uma vez perder tudo, e continuar o mesmo ciclo.
Quantas vidas desperdiçadas!
O grande mal: FALTA DE ESPERANÇA.
Eis aí o grande X da questão...... ESPERANÇA.
Ela muda tudo..... é a salvadora dos sorrisos, dos abraços, da alegria. Sem ela, tudo fica insosso, cinza, sem sentido.

E assim caminha a humanidade.

2 comentários:

  1. O sentido da vida é um tema central na discussão filosófica que ainda não foi respondido, ele parece requerer um resposta religiosa. Muitos justificam seus comportamento porque simplesmente não encontram sentido em nada.
    Talvez se parássemos para pensar um pouco notaríamos que nossa grandeza no universo é menor do que um passo de formiga, e que talvez se tivéssemos esta resposta perderíamos o entusiasmo por estarmos tão longe de entende-la.
    Então no mínimo podemos procurar o que não faz parte do sentido da vida.
    No topo do que não faz parte deste sentido está a negação da vida, a minha, ao meu redor, do meu planeta. Negação a liberdade em todas as suas expressões, a desarmonia e o desequilíbrio.
    Acho que deveríamos buscar em vez do sentido, qual seria a nossa orientação para a vida:
    A minha resposta é que estamos orientados para a busca, e cada um tem o livre arbítrio de escolher o seu caminho, se for uma busca espiritual seria a busca da evolução, se for uma busca material seria a busca do que o mundo pode oferecer. São buscas que se entrelaçam sempre. Cada busca tem o seu preço e a sua gratificação.
    Uma tartaruga quando nasce se volta para para buscar o mar, e ninguém sabe como, atravessa os mares e volta sempre para o mesmo lugar para a reprodução, este é o sentido de orientação que ela tem.
    E nós seres humanos, não temos orientação para a vida? Quando buscamos sempre encontramos uma resposta,quando deixamos de buscar abdicamos de qualquer orientação na arrogância de acharmos que já sabemos.

    Uma fábula:
    Conta-se que certa vez um homem se aproximou de Deus e pediu para que ele lhe esclarecesse sobre uma coisa da Criação que, segundo seu ponto de vista, não tinha nenhuma utilidade, nenhum sentido.
    Deus o atendeu e perguntou qual era a falha que ele havia notado na Criação.
    - Senhor Deus, disse o interessado, Sua Criação é muito bonita, muito funcional, cada coisa tem sua razão de ser, mas, embora me esforce para compreender sua finalidade, tem uma coisa que me parece não servir para nada.
    - E que coisa é essa que não serve para nada?, perguntou Deus.
    - É o horizonte, respondeu o homem. Afinal, para que serve o horizonte? Se eu caminho um passo na direção do horizonte, ele se afasta um passo de mim. Se caminho dez passos, ele se afasta outros dez passos. Se caminho quilômetros na direção do horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim. Isso não faz sentido! O horizonte não serve para nada.
    Deus olhou para seu ingênuo filho, sorriu, e disse:
    ”- Mas é justamente para isso que serve o horizonte: para fazê-lo caminhar." Tags:

    ResponderExcluir
  2. Meu queridíssimo amigo Eron
    Fiquei pensando no que você falou: somos orientados para a BUSCA.
    Que cansaço imaginar que sempre, em todo tempo, a vida toda, estamos buscando algo.
    Isso me lembrou uma música, que nem sei quem canta...
    O MELHOR LUGAR DO MUNDO É AQUI E AGORA...
    Quem sabe, um dia na minha vida, eu consiga não buscar nada...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir