Postagens populares

domingo, 1 de agosto de 2010

A LOUCURA É FELIZ

Ai que frio.....

Aqui no Reino Encantado de Mucinho anda um frio daqueles. Eu até gosto, mas para acordar de manhã e tomar banho, vocês não fazem idéia do sacrifício.
Vou me arrastando, igual a uma minhoca.
Primeiro tiro um pé debaixo das cobertas, e normalmente ele congela de imediato. Coloco novamente pra dentro, tomo coragem.... ignoro o congelamento e tento novamente. Então me espreguiço. Ligo a TV pra ver se consigo abrir os olhos....
E o dia começa.

Ultimamente um rapaz vem todos os dias no cartório pedir água.
Ele não é lá muito bom do juízo, mas é educadinho, e bem meigo. Por tudo ri.
Soube que não é daqui, e por isso todos tem medo dele.
O povo aqui tem medo de loucos, principalmente os loucos desconhecidos. Eu não tenho.
Vai ver que devo ser louca também.
Loucos não tem medo de loucos.
Fico com o coração apertado ao vê-lo.
Tão jovem, e tão abandonado.
Ele diz que mora em Recife, nem sei se acredito.
Fico pensando onde ele passa as noites... Ele diz que é numa casa de um conhecido. Não sei.
Às vezes ele entra aqui e fica me olhando, sorrindo.
Fala pouco. Parece tímido.
Viver não é fácil, mas ele parece feliz.

A loucura tem suas vantagens, uma delas é ter um coração alegre (pelo menos na maioria das vezes).
Os loucos daqui são alegres.
Triste somos nós que olhamos a loucura de fora.
Não vivemos sorrindo, nem cantando, nem extasiados com a beleza de uma flor, nem paramos pra perceber as pequenas coisas que os loucos observam.
Não dançamos na chuva, não deitamos na grama, não olhamos o outro com olhar fixo. Temos medo do encontro dos olhos.
Temos medo do ridículo.
Temos medo dos fracassos.
Temos medo das críticas, do abandono, da solidão.
Os loucos vivem sozinhos, felizes da vida.
Eles se bastam.
Talvez tenham medo do escuro, do bicho-papão, de remédios.... mas não do encontro de olhos, nem da beleza, nem do ridículo, muito menos da solidão.

Acho que deveríamos ter espaço em nós para a loucura.
Viver na sanidade é bem chatinho.

E o tempo passa tranqüilo, no reino encantado e frio de Mucinho.

Um comentário:

  1. " Ainda que os homens tenham o hábito de manchar minha reputação, e eu saiba muito bem como sou malquisto entre os tolos, tenho orgulho em vos dizer que esta Loucura é a única que pode trazer alegria aos homens e deuses. Comprovo o que digo pela repentina satisfação brilhando no rosto de todos ao me verem aparecer diante de tão grande auditório" Assim começa Erasmo de Rotterdamm o seu clássico " Elogio da Loucura", bastante pertinente portanto. ja te recomendei a leitura. adorei teu texto. um beijo, Marcelo

    ResponderExcluir